sábado, 1 de junho de 2013

A Queima de Livros.

Para quem tem Facebook e "curte" a página Imagens Históricas, provavelmente deve ter lido sobre o que vou postar. Ou para quem gosta e conhece bastante a história do nazismo ou quem sabe, já leu A Menina Que Roubava Livros. Com certeza deve conhecer a história da Queima de Livros que aconteceu logo após a entrada de Hitler no poder. Para quem gosta de história, não deixe de ler e comentar, vale a pena conhecer essa história.



Bücherverbrennung: A queima de livros pelos nazistas, em 1933.
Esse ato tratou-se de uma ação propagandística do Partido Nazista, poucos meses após a chegada de Adolf Hitler ao poder. Em várias cidades alemãs foram organizadas queimas de livros em praças públicas, com a presença da polícia, bombeiros e outras autoridades. Tudo o que fosse crítico ou desviasse dos padrões impostos pelo regime nazista foi destruído.

A organização deste evento coube às associações de estudantes alemãs NSDStB e a ASTA, que competiram entre si tentando provar que era melhor do que a outra. Foram queimados cerca de 20.000 livros, a maioria dos quais pertencentes às bibliotecas públicas, de autores oficialmente tidos como "pouco alemães" (undeutsch).

O poeta nazista Hanns Johst foi um dos que justificou a queima, logo depois da ascensão do nazismo ao poder, com a "necessidade de purificação radical da literatura alemã de elementos estranhos que possam alienar a cultura alemã".

Entre os livros queimados constavam obras de autores falecidos e contemporâneos, perseguidos pelo regime, muitos deles tendo emigrado. Na lista encontramos entre outros: Bertold Brecht,, Erich Kästner (que anônimo assistia na multidão), Sigmund Freud, Albert Einstein e Karl Marx.

A opinião pública e a intelectualidade alemãs ofereceram pouca resistência à queima. Editoras e distribuidoras reagiram com oportunismo, enquanto a burguesia tomou distância, passando a responsabilidade aos universitários. Também os outros países acompanharam a destruição de forma distanciada, chegando a minimizar a queima como resultado do "fanatismo estudantil".

Como disse o poeta Heinrich Heine: "Onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas."

Fonte: facebook.com/HistoricasImagens
Texto de Diego Vieira
Administração Imagens Históricas

2 comentários:

  1. Nossa, eu já tinha ouvido falar disso e depois que li A Menina que Roubava Livros conheci melhor essa história. Mas, que pecado né!? Queimar todos esses livros! Que pena deles!(dos livros)

    http://livroscontosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar, justamente porque pesquisei após a leitura de A menina que roubava livros. Crime imperdoavel, simplesmente. Eu sei que perto do que eles fizeram com as pessoas, isso pode parecer algo pequeno, mas me dá um aperto no coração de ver tantas paginas queimadas. Não só pelos livros em si, mas pela mensagem que tal ato carrega, de se querer controlar o conhecimento. Affz.

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir